Natal e Réveillon - Pratos tradicionais das festas de fim de ano!

Natal e Réveillon - Pratos tradicionais das festas de fim de ano!

Com tanta diversidade de sabores e texturas, surge a dúvida: que vinho servir?
Veja algumas dicas e sugestões para as harmonizações de vinhos com os pratos típicos das festas de fim de ano. Confira!
 
1. Salada com folhas, frutas e tempero balsâmico: O mix de folhas pode ser temperado com vinagre balsâmico e mesclas de frutas, tais como: Manga, kiwi, maçã, uva, resultando um sotaque agridoce, muito saboroso e refrescante. Perfeito para vinhos brancos e espumantes secos, leves e refrescantes.

2. Bacalhau > Bacalhoada, Lombo grelhado ou assado: Para muitos, o bacalhau é indispensável. O ideal são os tintos leves e os brancos potentes. Para quem aprecia vinhos verdes, vá em frente com um bom Alvarinho!
 
3. Peru assado com farofa e guarnições diversas: Prato que tem muito sabor e textura caramelada, perfeito para vinhos brancos e tintos de médio corpo, frutados e com madeira.
 
4. Cordeiro > Carne, Lombo, Pernil: Cada vez mais comum à mesa brasileira, sobretudo no Natal, esta carne tem seus vinhos perfeitos que levantam o sabor, principalmente se forem temperados com hortelã e servidos com tâmaras, figos e damascos. Tintos nobres, de bom corpo, a exemplo dos Bordeaux, Riojas, Toscanos etc. Castas ideais (varietais ou assemblages): Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tempranillo, Sangiovese, Carménère...
 
5. Lombo, Costeleta, Pernil de Porco ou Javali: Presença certa em muitas mesas, a carne suína é par perfeito para os vinhos brancos e tintos de sabor intenso e frutados, preferencialmente os bons alentejanos!
 
6. Aves de caça > Codorna, Perdiz, Ganso: Aves são pratos perfeitos para as festividades de fim de ano. As típicas de caça são indicadas para vinhos que suavizam seu sabor. Os vinhos têm que ter personalidade, sem serem pesados, a exemplo dos Bourgognes e Riojas! (Tintos das castas Gamay, Pinot Noir, Tempranillo e Brancos Chardonnay ou um bom Espumante Brut).
 
7. Lentilhas com embutidos ou em molho de carne: Dizem que dá sorte, e os vinhos devem ser os de festa, obviamente... Portanto, um bom Espumante Brut, branco ou rose!
 
8. Lagosta e Camarões nobres grelhados: Pratos clássicos da alta gastronomia e presente às mesas mais elegantes. Com molho à provençal ou com tempero de trufas italianas.
O acompanhamento ideal são os Champagnes de classe ou os brancos de boa estirpe da Côte D’Or, a exemplo do Montrachet, entre outros desse nobre terroir!
 
9. Tâmaras, Figos Secos, Damascos, Panetones e Frutas Cristalizadas em geral:
Encontradas em toda mesa de festas de fim de ano!... Acompanhamento ideal com Espumantes Demi-Sec (meio secos), ou vinhos que tenham alguma doçura, a exemplo dos chamados “Colheita Tardia ou Late Harvest” das castas Viognier, Moscato, Gewurztraminer e Sémilon. Sempre gelados, podem ser servidos como aperitivo ou no final das refeições principais.
 
Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo a todos!
<><><><><><> Dezembro’2020 <><><><><><>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Confraria?

07 de Novembro - Dia Internacional da Uva Merlot